BLOG DA MAGNA

by - setembro 24, 2015

CUIDADOS COM O CORPO - PILATES

OI BOMBONS!!


  E olha quem voltou meus amores, já estava com saudades de dar dicas a vocês sobre Cuidados Com O Corpo e hoje o tema é sobre uma das minhas grandes paixões a Fisioterapia voltada para o Pilates.

 Estas técnica esta crescendo muito, pois várias pessoas estão buscando elas para ganhar mais qualidade de vida, se você já ouviu falar ou ainda não conhece essa  técnica vem comigo pois o post é todo dedicado a ela.

 O PILATES - Esta técnica surgiu através de Joseph Hubertus Pilates (daí o nome da técnica PILATES) em 1920, o método Pilates baseia-se no conceito de Contrologia ou seja, o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo.Joseph juntou a ligação entre o corpo e mente e o relaxamento do Oriente e do Ocidente trouxe a ênfase do enrijecimento muscular, força, resistência e intensidade do movimento.

 Para obter os benefícios do pilates e melhorar seu desempenho nas series de cada exercício o Pilates usa 6 princípios: Concentração, Respiração, Alinhamento, Controle de Centro, Eficiência e Fluência de movimentos.

O Pilates trabalha a " CASA DE FORÇA" ou seja toda a área abdominal, por tanto quanto mais forte for esta região mais eficaz e poderoso é o movimento. Como resultado do método Pilates, é possível observar uma melhor compreensão do próprio corpo, como aumento de força, maior controle muscular, integração corpo e mente, melhora da capacidade respiratória, aumento da flexibilidade, fortalecimento, correção da postura, reestruturação do corpo, prevenção de lesões, aumento da consciência corporal, aumento da auto-estima e alivio de dores musculares.


O Pilates tem duas formas

 MAT PILATES que é o Pilates realizado no solo = Na internet é fácil de ser encontrado vídeos ensinando o passo - a - passo de alguns exercício, mas é importante salientar da necessidade de se ter um profissional habilitado do seu lado para que você não realize um movimento errado e obter um resultado contrario do previsto.Esta modalidade é mais difícil, pois ele exige mais força muscular, alongamento e muito equilíbrio. 


STUDIO PILATES ou Pilates em aparelho = Tecnicamente seria mais fácil de ser praticado pois os aparelhos contém molas que facilita o movimento, carregando uma parte do peso que era para o praticante deveria esta puxando ou dando impulso para um movimento.




Meus amores é necessário antes de tudo pesquisar um profissional qualificado e você fazer uma avaliação, antes já que em casos de pessoas com hérnia de discos, crianças, gestantes ou até mesmo pessoas que buscam uma atividade pode fazer a prática do Pilates dai a importância de buscar um Fisioterapeuta pois ele vai lhe avaliar e propor exercícios que adeque a você.

PILATES PARA GESTANTE - 

 As gestantes hoje em dia tem uma vasta opções de cuidados para a saúde tanto sua como do bebê,  esta grávida não é desculpa para o sedentarismo, mas claro todo cuidado é pouco tem-se que ter a necessidade de um acompanhamento especial, por isso a necessidade de esta ao lado de um profissional qualificado para esta realizando um plano de exercicío especialmente vocês futuras mamães ;)

Benefícios:  fortalecimento e alongamento da musculatura do abdômen (tornando o parto mais fácil), dos glúteos e da região inferior das costas (parte do corpo responsável pela sustentação da coluna vertebral); diminuição da sensação de desconforto, do inchaço das pernas e das dores nas costas. Com a prática do Pilates, a gestante também adquire um bom condicionamento físico que proporciona bem-estar e um melhor controle de peso. Após o nascimento do bebê, a mulher que praticou Pilates durante a gravidez terá uma recuperação mais rápida e a volta as atividades físicas e atividades do dia a dia são retornadas bem mais rápida ;) Leia: mais aqui


PILATES NA TERCEIRA IDADE -

    Na terceira idade, nosso corpo fica bem mais frágil e fica o alerta de que é necessário cuidar hoje do nosso corpo para termos uma velhice saudável, mas nunca é tarde para começar então se você já esta na 3° idade ou não faça Pilates pois ele ajuda a prevenção de Artrose na articulação além de trazer benefícios de equilíbrio, força, coordenação motora, flexibilidade, ajuda na capacidade respiratória e o fortalecimento muscular é garantido ;)  Então esta esperando o que para começar a pilatiar?


PILATES PARA CRIANÇA - 

 O método proporciona a cada criança, por meio dos seus princípios e exercícios, a percepção do próprio corpo e do espaço que ele ocupa, com isso, os pequenos ganham consciência ampla e aprendem a respeitar as possibilidades e os limites próprios e dos outros.Além disso o Pilates proporciona estão a organização do sistema locomotor e a melhora da postura, da concentração, do humor, do sono, da circulação sanguínea e energética, da digestão, do tônus e da flexibilidade. 


É isso meus amores espero que goste, se gostou deixa seu recadinho aqui ou nas redes sociais ;)

Facebook: BLOG DA MAGNA



Twitter: @BlogdaMagna

You May Also Like

0 comentários

Obrigada por seu comentário!! Ele estará disponivel assim que for aprovado. Beijos da Magna minhaLindeza :*