BLOG DA MAGNA

by - janeiro 08, 2016

Escolha da Profissão / Faculdade de Fisioterapia

A escolha da profissão, é um passo super importante na nossa vida, pois é a escolha do que queremos fazer para o resto de nossas vidas e devido a isso eu resolvi dividir com vocês um pouco da minha experiência na graduação em Fisioterapia! Falar um pouco da minha experiência em estágios, como se deu a minha escolha!! 

Eu iniciei minha vida acadêmica aos meus 18 anos, na verdade faltava uns 3 meses para completar meus 18 aninhos, a minha escolha se deu ainda pequena por volta dos meus 9, 10 anos quando eu já tinha um pouco de noção do que estava assistindo, sim, assistindo!! pois foi vendo o programa AACD que vi aquelas tias de branco cuidando daquelas crianças lindas e especiais e vendo aquilo eu decidi 
                - Eu quero ser um "tia" de branco também!!

Mas, eu não fazia ideia do que estas tias de branco fazia, até que eu ouvi o nome Fisioterapia, pronto estava decidido, EU QUERO SER FISIOTERAPEUTA!! Eu não fazia ideia do que realmente se tratava o curso, eu sempre estudei em escola publica e moro no interior, ou seja, tive pouca informação sobre este mundo das profissões, mas eu tinha um foco e segui em frente para conquista-lo.

O primeiro ano de faculdade, é bem introdutório você, começa a estudar matérias para começar a entender um pouco do corpo humano através da Anatomia que estuda músculos, o cérebro em fim todo os sistemas do corpo bem detalhado, além disso tem Fisiologia, Farmacologia que estuda os medicamentos, e até português e muitas outras disciplinas. A partir do  4° período que equivale ao segundo ano de faculdade, iniciou-se os estágios, onde eu fui a asilos, Empresas e escolas já iniciando as disciplinas voltadas diretamente ao curso.

Do terceiro ano ao ultimo que equivale a 5 anos de curso as aulas de estágios são na clinica escola, onde fazemos a anamnese do paciente e os atendimentos.

Em 2014, iniciei meu estágio por conta própria, claro registrado na faculdade porém não era remunerado, eu comecei indo 2 vezes por semana e terminei o estágio de um ano indo de segunda a sexta, entrava as 8 da manha e saia ao Meio dia. Foi a melhor experiência em toda a minha vida, você fazer um estágio, paralelo a faculdade é incrível por que você estuda ver os conteúdos na faculdade e ver na pratica sendo super, proveitoso e de grande aprendizado. Posso dizer com toda certeza, que após eu viver toda experiência, de convívio com as crianças adultos e idosos eu realmente tive a certeza do que eu queria fazer, foi incrível mesmo, o carinho recebido por eles e por toda a equipe, a cada paciente que tratava, a cada evolução, a cada alta era uma conquista não só deles mas era minha também!!

                                                                                          (Foto: arquivo pessoal)

O campus de atuação é gigantesco, mas no meu caso eu não conhecia então eu não tinha muita noção de que caminho seguir a cada nova matéria estudada eu queria aquilo já pulei de Fisioterapia aquática, para traumato-ortopedia, neurologia em fim...

Até que encontrei meu caminho pediatria o campus de atuação é gigante, tem para quem se identifica com UTI, respiratória, você ainda pode atuar em sala de aula, trabalhar na rede publica e privada em relação a valores de salário é complicado falar por que varia muito de região para região aqui no meu estado Paraíba um fisioterapeuta concursado em órgão publico ganha 1,500 reais , sendo professor varia de 8,000 para mais ou menos depende da sua capacitação profissional.
                                        (Foto: Arquivo Pessoal com Dra Conceição Alcântara e Dra. Bruna Barros )
A escolha do curso, tem que vim de dentro do teu coração para que você tenha um desempenho , quando se faz por amor todo esforço e dedicação se torna válido, evite dar importância as pessoas que falarem algo te colocando para baixo como, o curso não tem futuro, ganha pouco, você não tem jeito para isso, procura outra área, finge que não esta escutando nada, segue em frente pois tenho certeza que seu futuro ira ser brilhante.

O importante é que sejamos uma esponja e assim como ela absorve a água, nos devemos absorver o máximo de conteúdo possível, então a palavra chave é DETERMINAÇÃO afinal depois de 5 anos de estudos nós iremos cuidar de vidas e saber o que estamos fazendo é muito importante. Outra dica é, não vá, fazer um determinado curso, visando dinheiro afinal dinheiro não é tudo na vida, do que vale ganhar milhões e chega uma hora na vida que o amor, a motivação em está ali não existir? O amor sempre se sobressai na nossa vida e se não há amor não há sentido continuar.



"O Que eu faço se estou com duvidas em mais de uma Profissão?"
 As vezes temos uma mente tão agitada, que acabamos tendo um milhão de ideias e acabamos nos perdendo no meio do caminho e ficamos sem fazer nada, por isso é sempre bom priorizar uma coisa de cada vez e assim, conquistar tudo que queremos. Eu por exemplo sempre fui louca por 3 profissões ( Fisioterapia, Geografia e Arquitetura) e estou ai graças a Deus este ano finalizando a primeira e já iniciando a minha segunda graduação; O importante é não desanimar, todo tempo, é tempo para começar a por em prática o que queremos, a dúvida sempre bate é normal isso, vou te dar uma dica anota os cursos, que tu tem vontade de fazer e anota ao lado o que chama atenção nele faz isso em todos vê o que seria melhor para te neste momento em fim ai no final veja o que mais teve observações e aposta nele. quem sabe você não se encontra? comigo foi assim, eu sabia muito pouco do meu curso e quando comecei a estudar eu me apaixonei e hoje tenho a certeza do que quero.


Se não deu certo na primeira vez, tenta uma segunda, uma terceira... E claro mesmo que você tenha acabado de sair do ensino médio ou ainda esteja estudando é importante estudar todos os conteúdos e para isso os cursinhos pré-vestibulares são uma ótima pedida. Se você esta sem grana para pagar um cursinho, vale ficar de olho nas universidades pois elas abrem vagas para cursinhos pré-vestibulares aqui na Paraiba as universidades de Campina Grande - UEPB e UFCG ainda não divulgaram os editais e há também a escolas particulares que disponibilizam vagas gratuitas em seus pré-vestibular.
Não escolha um curso com a intenção de entrar de primeira na universiade, pois em 95% dos casos as pessoas não gostam do curso que escolheram e terminam abandonando. O idéal é ver assuas habilidades você gosta de cálculo? gosta de biologia? por exemplo e apartir dai faça um panorama do que você gosta e tente desta forma chegar a um curso do seu agrado!!

Os cursos técnicos também são uma ótima pedida para quem esta ai em dúvida em qual curso seguir, através do curso técnico você pode ter noção sobre o trabalho da área que esta em dúvida e chegar a conclusão se quer ou não o curso especifico.

É isso amores esta foi o nosso assunto de hoje espero ter te dado um caminho ai na sua escolha te ajudado de alguma maneira a escolher seu curso.

Um super Beijo e fica com Jesus!!

You May Also Like

0 comentários

Obrigada por seu comentário!! Ele estará disponivel assim que for aprovado. Beijos da Magna minhaLindeza :*